Livro Tijolo por Tijolo

.

Fenae registra em livro meio século de história dos empregados da Caixa

Em 2020 a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) lançou o livro Tijolo por tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa, o primeiro que registra a trajetória de mobilizações dos empregados do banco. A obra valoriza o investimento no resgate da memória viva de 50 anos de união, lutas e conquistas por uma Caixa pública e pelo respeito aos direitos dos trabalhadores.

A publicação faz  um paralelo entre democracia e cidadania com a luta em defesa do banco público, dissecando ainda a relação entre desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social. E expõe também os mecanismos que levaram os empregados da Caixa a deflagrar movimentos nacionais fortes, amplos e unificados em cinco décadas, não escondendo a veia militante e de compromisso com o banco 100% público, com base na reflexão crítica, na resistência e na construção de alternativas.

O foco do livro é a mobilização em defesa da Caixa e de seus trabalhadores, aliada a uma política de fortalecimento das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). São sete capítulos, com prefácio de Jair Pedro Ferreira, então presidente e atual diretor de Formação da Fenae, e posfácio do conhecido sociólogo Jessé Souza. Os redatores são os jornalistas Aydano André Motta, Luciano Dias e Lucila Soares, com a colaboração direta e indireta de muitas pessoas. A produção é resultado da parceria da Fenae, fundada em 29 de maio de 1971, com o Selo Perfil/Verso Brasil Editora.   

 

Tijolo por Tijolo - Versao WEB.pdf